Cadastro Único – Bolsa Família

Descrição do Serviço: O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. Ou seja, se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, Pedido de Isenção de Concurso Público, ID Jovem, Renda Cidadã, Ação Jovem, Programa Viva Leite, BPC Idoso e Deficiente, Carteirinha de Idoso, entre outros.

Também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais. Por isso, ele funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas.

 

Para ser inserido no Cadúnico, as famílias devem ter renda máxima de 3 salários mínimos, de acordo com o decreto 6.135 de 25 de junho 2007, acima disso, somente se fizer parte de algum programa nas esferas municipais, estaduais e federais..

 

Informações necessárias para acessar os serviços:

O acesso aos serviços é realizado no setor, por servidores capacitados, não podendo ser feito online.

Para consultar o número do NIS (Número de Identificação Social ),  data de atualização, estado cadastral e renda, acesse:https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/.

 

Documentos necessários para inserção no Cadastro Único:

Originais e Xerox.

RG, CPF, Titulo de Eleitor.

Comprovante de Endereço (preferência Talão de Luz).

Carteira de Trabalho (todos acima de 16 anos).

Certidão de Nascimento/Casamento.

Declaração escolar dos filhos (ano vigente)

Comprovante de renda: holerite, aposentadoria ou comprovante de pensão.

Local de atendimento: Rua Olivia Marques 669 – Centro (Antiga Casa do Adolescente), este serviço também é oferecido pelos CRAS do município (Abrangendo os territórios pertencentes).

 

Horário de funcionamento: de manhã das 8h às 12h e à tarde das 13h às 17h.

Tempo de atendimento: aproximadamente 30 minutos.

Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Formas de usuário apresentar reclamações e sugestões: Urna disponível no próprio setor ou pelo telefone (15) 3521-3076.