NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família

  1. Nome do serviço oferecido

NASF -Núcleo de Apoio à Saúde da Família

  1. Descrição do serviço

O NASF é uma equipe multiprofissional, formada por diferentes Núcleos de Saber, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes de Saúde da Família, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob a responsabilidade destas equipes, utilizando a lógica do apoio matricial.

Constitui uma estratégia do Ministério da Saúde para a ampliação da capacidade de resposta, análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde da população na Atenção Básica, tanto em termos clínicos quanto sanitários e ambientais dentro dos territórios, ocasionando desta forma o aumento da resolubilidade na abrangência da Estratégia de Saúde da Família.

  1. Informações necessárias para se acessar o serviço

O município possui 1 Equipe de NASF com ações intra e intersetoriais integrando Atenção Primária, Saúde do Escolar, Educação em Saúde e outras Secretarias, como Desenvolvimento Social e Educação. Apoia as Equipes de Saúde da Família, a partir das necessidades do território, considerando o perfil epidemiológico, vulnerabilidade social e as demais especificidades.

  1. Informação se o serviço pode ser feito online ou não

Não se aplica.

  1. Link para atendimento (se houver)

e-mail: nasf_saude@itapeva.sp.gov.br

  1. Endereço do local onde a pessoa dará entrada ao pedido

Não se aplica. O NASF faz parte da Atenção Básica, mas não se constitui como um serviço com espaço físico independente, ambulatório específico ou porta de entrada. Isso quer dizer que os profissionais do Núcleo utilizam o próprio espaço das Unidades Básicas de Saúde e do território adstrito para o desenvolvimento do seu trabalho, a partir das demandas identificadas no trabalho conjunto com as equipes vinculadas.

  1. Horário de funcionamento do departamento

Segunda a sexta, das 8h às 17h.

  1. Documentos necessários que o cidadão deve apresentar

Não se aplica.

  1. Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço

Secretaria Municipal de Saúde – NASF, Ouvidoria ou Coordenação de Atenção Primária.

  1. Previsão de tempo de espera para atendimento

Imediato.