Cultura e Turismo

A Secretaria

A Secretaria da Cultura e Turismo é responsável por planejar, sugerir e implantar as políticas municipais de apoio e incentivo à cultura, além de formular e executar a política, a promoção e a exploração do turismo e atividades afins no município.

A ela compete estabelecer as diretrizes de ação para respaldo aos grupos artísticos, aos estabelecimentos públicos de caráter cultural e turístico, promover programas e eventos diversos e velar pelo patrimônio cultural material e imaterial da cidade.

Localização

Secretaria de Cultura e Turismo (Casa da Cultura Cícero Marques) – Rua Martinho Carneiro, 177, Centro.

Telefone de contato: 3521 – 3909

E-mail: cultura@itapeva.sp.gov.br

 

Secretário

MÁRCIO ROBERTO NEVES DA SILVA

Márcio Roberto Neves da Silva, conhecido no meio artístico como Márcio Gouveia, possui registro no Sated – Sindicato dos Artistas, como diretor e ator profissional, ficando à frente da Cia de Artes Sem Limites por 18 anos. Tendo larga experiência na área de cultura, ele ocupou a função de agente cultural pelo governo do Estado de São Paulo, realizando oficinas de teatro nas cidades da 16ª Região Administrativa. Também foi o idealizador do projeto “Paixão de Cristo sob o Olhar de Maria”. Dando continuidade aos programas culturais, estabeleceu um grande vínculo com a Rede Municipal de Ensino, onde promoveu a I Mostra Estudantil Curta de Teatro, tendo a participação de professores, diretores e alunos. Ele explica que um dos momentos mais marcantes em sua carreira artística foi em 2002 na Casa da Cultura Cícero Marques, quando houve nove sessões teatrais, totalizando um público de aproximadamente 2.000 pessoas num só dia. O espetáculo era “Uma consulta de Arthur Azevedo”, comédia romântica dirigida por Márcio Gouveia. Possui ensino superior de Tecnologia em Marketing Digital e nos anos de 2017 a 2019, ocupou o cargo de assessor parlamentar do então deputado estadual Ulysses Tassinari, tendo também formação teatral no Núcleo de Artes Cênicas do Sesi de Sorocaba. Márcio é o secretário de Cultura e Turismo desde dezembro de 2019 e continuará na Pasta dando sequência aos trabalhos.