Itapeva, sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (15) 3526-8000 /

Obras - Quinta-feira, 05 de Agosto de 2021

Prefeitura de Itapeva inaugurou a Unidade Básica de Saúde do Distrito do Alto da Brancal

A Prefeitura de Itapeva, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Obras inaugurou na quarta-feira, dia 4 de agosto, a Unidade Básica de Saúde do Distrito do Alto da Brancal.

A UBS terá consultas médicas e de enfermagem, vacinas, serviços como curativos e medicações, assistência odontológica, visitas domiciliares pelos agentes comunitários de saúde e entrega do leite do Programa Viva Leite. Ela está localizada na Travessa 1 da Rua Pedro Vaz dos Santos, nº 57. Com um espaço amplo e moderno, a construção da UBS custou cerca de R$ 700 mil e foi possível por meio de licitação, na qual a empresa vencedora ficou responsável por todo o processo, tanto mão-de-obra quanto materiais, garantindo a agilidade na execução e a entrega da benfeitoria à população. A inauguração aconteceu às 18h e foi transmitida pela página da Prefeitura no Facebook, respeitando os protocolos sanitários de prevenção ao Coronavírus. No local, estiveram presentes autoridades como a vice-prefeita Elza Galvão, secretários municipais e regionais, vereadores, servidores públicos e moradores do bairro.

Os parlamentares Áurea Rosa e Ronaldo Coquinho fizeram o uso da palavra representando a Câmara de Itapeva. Ronaldo é morador do bairro, atuou como Agente Comunitário da Saúde e foi presidente da associação de moradores (Adeco) por quatro anos; ele lembrou da trajetória até que fosse viabilizada a UBS e a alegria em poder participar de sua entrega à comunidade. “Eu estou como vereador, atendo a população do Alto da Brancal toda quarta-feira e acompanho todas as batalhas da nossa comunidade. Os resultados das conquistas são devido a união de todos. As pessoas desacreditavam, pensavam que este posto de Saúde não iria ser finalizado, então eu estou muito feliz e grato pela entrega desta obra, uma unidade bonita e bem estruturada”, falou.

Áurea parabenizou a todos e enfatizou a importância de locais adequados para a Saúde, ressaltando que tem utilizado os serviços também em seu tratamento contra um câncer. “Eu estou sentindo na pele o que é estar em um leito, aguardando por um tratamento, então não quero saber de siglas partidárias, é somente Deus e os médicos capacitados para a nossa cura. Por isso, eu fiz questão de vir nesta inauguração, porque quando falo em Tassinari lembro de saúde e não tenho como esquecer, pois estou vivendo tudo isso com a minha saúde”, disse.

O presidente da Adeco, Angelo Andrade agradeceu aos responsáveis pela execução e finalização da obra, que era tão aguardada pela população local. Representando a equipe que irá trabalhar na UBS do Alto da Brancal, a enfermeira Adriana Barros falou que aguardaram muito por essa inauguração. “Nós agradecemos pela oportunidade de atuar em uma unidade de Saúde com ambiente adequado e que ofereça à nossa população dignidade e humanização nos atendimentos”, disse. O secretário de Obras, Whilhen Kuchta parabenizou todos os servidores da sua Pasta e da construtora responsável, que tornaram possível a obra. “Eu quero agradecer ao empenho de todos vocês, tenho muita sorte de estar à frente de uma equipe tão capacitada e estou muito feliz por poder participar da entrega de mais uma Unidade de Saúde à população itapevense”, declarou. Dr. Luiz Fernando Tassinari, secretário de Saúde, em seu discurso disse estar muito honrado em fazer parte da Saúde municipal e que tem orgulho de todos os profissionais da área que trabalham arduamente, principalmente no combate à Covid-19; ele também se solidarizou com todas as famílias que perderam entes queridos na pandemia. “Quero agradecer a todos, acho que essa é a 22ª obra entregue na cidade desde que estou como secretário de Saúde. Quem me conhece sabe o quanto preservo e sou apaixonado pela área da Saúde. Quero também falar publicamente do quanto o prefeito Dr. Mário nos incentiva e nos mostra um caminho tão simples, que é o do coração, que é sobre ser humano. O Mário foi como um pai para mim, se eu sou quem sou hoje é porque ele me deu condição de cursar uma faculdade e hoje me dá a oportunidade de ser secretário de Saúde, o que eu não poderia deixar de atender. Sou muito grato por tudo”, falou. O chefe do Poder Executivo, Dr. Mario Tassinari disse que a sua maneira de trabalhar é unindo forças, que desde a sua candidatura decidiu que não iria perder amigos nesta trajetória, mas que seu objetivo é todos atuarem em conjunto visando o crescimento do município. “Uma obra como essa da UBS Alto da Brancal é resultado da união de forças, não é mérito somente do Executivo. É desta maneira que eu gosto de trabalhar: unindo forças. Quero parabenizar a todos os responsáveis pela conclusão desta obra e dizer que, independente de quem iniciou o projeto, o nosso objetivo é terminar tudo o que está parado na cidade e é isso que iremos fazer”, finalizou.