O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Itapeva, quarta-feira, 03 de setembro de 2025
0800 000 4673 /
Atendimento: De Segunda a Sexta 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Idioma
Português
English
Español
Français
Deutsch
Italiano
Notícias por Categoria
Lembrando que neste dia, foi celebrada uma década da Lei Brasileira de Inclusão, sendo a Lei nº 13.146/2015, um marco histórico que reafirma o direito à participação plena e digna das pessoas com deficiência em todos os espaços da vida
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapeva realizou na última quarta-feira, dia 20, no Teatro de Bolso Terezinha Silva, evento comemorativo, formativo e reflexivo sobre a ‘LBI 10 Anos: Um Marco na Busca pela Equidade’.
Lembrando que neste dia, foi celebrada uma década da Lei Brasileira de Inclusão, sendo a Lei nº 13.146/2015, um marco histórico que reafirma o direito à participação plena e digna das pessoas com deficiência em todos os espaços da vida.
Durante este encontro, houve a acessibilidade para pessoas com deficiência, como audiodescrição e intérpretes de libras, que possibilitaram a comunicação acessível a todas as pessoas presentes.
Na ocasião, a prefeita de Itapeva Coronel Adriana Duch Machado e a Secretária Municipal de Assistência Social Fernanda Nogueira também estiveram presentes, além dos Conselhos Municipais dos Direitos das Pessoas com Deficiência das cidades de Avaré e Nova Campina.
Em seu discurso, a chefe do Poder Executivo reforçou o compromisso de sua gestão com a inclusão e o fortalecimento dessas ações no município.”É fundamental reconhecer os progressos obtidos desde a sanção da LBI e, ao mesmo tempo, refletir sobre os obstáculos que ainda limitam a plena cidadania das pessoas com deficiência", pontuou a gestora pública.
Logo após, os alunos da Apae fizeram uma apresentação, ao som das músicas “Mas que Nada” do filme Rio e “Mbube” do “O Rei Leão”.
Dando prosseguimento ao encontro, o advogado Dr. Mateus Kaulfuss ministrou a palestra com o tema “LBI, Direitos e a Efetivação da Acessibilidade.
Um dos momentos mais emocionantes foi quando o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Guilherme Mota e a cerimonialista Carol Macedo convidaram a todos para fazerem uma reflexão sobre o papel da sociedade na luta pela inclusão.
O encerramento ficou por conta da apresentação musical dos alunos da Escola Nicota Soares, por meio da ACDA de Dança com o mentor responsável Luiz Ferraz e demais profissionais da escola.
Texto: Celi Leme - Assessoria de Imprensa.
Fique por dentro dos índices - ver todas
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De Segunda a Sexta 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Versão do sistema: 2.0.0 - 29/08/2025
Portal atualizado em: 03/09/2025 16:51:15