Itapeva, quarta-feira, 01 de maio de 2024 Telefone (15) 3526-8000 /

12ª Conferência Municipal de Assistência Social discute o aprimoramento do SUAS

Ação Social

12ª Conferência Municipal de Assistência Social discute o aprimoramento do SUAS

APRIMORAMENTO DO SUAS - 12ª Conferência Municipal de Assistência Social discute o aprimoramento do SUAS em Itapeva

A Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social realizou, na tarde desta quinta-feira (22), no salão da Igreja Batista Nova Aliança, a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social 2023.

O evento teve como tema: Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos o SUAS que queremos”, com o objetivo de propor uma avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes, visando o aprimoramento do SUAS - Sistema Único da Assistência Social.

O encontro também teve como finalidade a troca de experiências e a atualização de conteúdo dos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social, que trabalham diretamente com os usuários em situação de vulnerabilidade social. Participaram todos os funcionários e colaboradores da secretaria.

Compuseram a mesa de autoridades: o procurador Geral do Município Rodrigo Tassinari (que representou o prefeito Mário Sérgio Tassinari no evento), a secretária de Desenvolvimento Social Lucinha Schreiner, vereador Robson Leite (que representou o presidente da Câmara José Roberto Comeron), diretora da Drads de Itapeva, Rosana Moya, presidente do Comasi - Conselho Municipal de Assistência Social Arlete Machado Correa Gonçalves, palestrante ´´Erica Leite Ramos de Luzia e o usuário dos serviços da entidade Luz da Visão, Gustavo Pontes Oliveira.

Na ocasião, as ações de governo realizadas na atual gestão, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, também mereceram destaque durante o evento, principalmente as novas aquisições de veículos, o aumento de repasse financeiro para as entidades, as construções de sedes próprias dos equipamentos públicos e implantação do Programa Renda Mínima Municipal.

Em seu discurso, o prefeito municipal de Itapeva, aproveitou o momento para parabenizar toda a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, pelo excelente serviço que vem desenvolvendo. “Essa política humanizada que atende aos que mais precisam é uma das marcas da nossa gestão, sendo que a conferência é essencial para a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, para fortalecerem a Rede de Proteção Social”, pontuou.

Lucinha Schreiner, por sua vez, destacou a importância de realizar a Conferência e contar com a participação de todos aqueles interessados em avaliar e debater melhorias para o SUAS. “É um momento de suma importância para o SUAS e também desafiador, pois é necessário todo o cuidado para trabalharmos propostas que impactem positivamente na vida de cada usuário. É por eles que estamos aqui, nossos usuários, aquelas pessoas que mais precisam”, avaliou.

Dando continuidade ao encontro, foi ministrada palestra com a assistente social, mestre e doutoranda em Serviço Social e membro do grupo de Pesquisas de Participação em Políticas Sociais, Érika Leite Ramos de Luzia. Logo após, os técnicos realizaram momento de troca de experiências, visando o aprimorar os conhecimentos.

Ao final da conferência, os técnicos Renata Santos, Gustavo Pontes Oliveira, Lidiane Hiromitus, Vanessa Mariane Carvalho foram eleitos para representar Itapeva na Conferência Estadual da Assistência Social. Lembrando que Renta Santos foi eleita como representante do segmento do governo e Gustavo Pontes Oliveira do segmento da sociedade civil, representante dos usuários do SUAS.

#PraTodosVerem. 12ª Conferência Municipal de Assistência Social discute temas sobre o aprimoramento do SUAS.