Itapeva, sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (15) 3526-8000 /

Defesa Social - Quinta-feira, 26 de Maio de 2022

Reunião do Conselho de Segurança reúne Poder Público, setores de Segurança e sociedade civil

A reestruturação do Instituto Médico Legal (IML) e intensificação das ações de segurança no comércio foram pautas de reunião do Conselho de Segurança Pública

Membros do Conselho Municipal de Segurança de Itapeva (Conseg), representantes do Poder Público municipal e estadual, agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e Associação Comercial (ACIAI) se reuniram na escola Dom Silvio, para discutir demandas relacionadas à segurança pública do município.

À convite do presidente do Conseg, Maurício Coelho e delegado Dr. Renato Knapp o encontro também contou com a presença do prefeito Mário Tassinari acompanhado do secretário Leonardo Ferreira, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A principal pauta da reunião foi a reestruturação do Instituto Médico Legal em Itapeva, que passa por dificuldades de falta de médicos peritos e auxiliares técnicos e administrativos para atendimento da demanda regional composta por 17 municípios. O Instituto Médico Legal (IML) é um serviço subordinado à Secretaria Estadual de Segurança Pública.

“Apesar estarmos em uma situação confortável com relação às estatísticas de segurança pública em Itapeva, a prioridade do Poder Executivo é sempre unir esforços com forças de segurança para preservar o patrimônio público e privado, dando maior sensação de segurança aos moradores de Itapeva", explicou o prefeito Mário Tassinari durante a reunião.

Atendendo pedido da Associação Comercial de Itapeva (ACIAI) por meio de ofício do presidente da entidade, Ernesto Bonilha, o prefeito acatou a sugestão de agendar reunião com as equipes da Secretaria de Defesa Civil e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e demais órgãos de segurança que atuam no município, para tratar de ações direcionadas para melhoria do sistema de vigilância eletrônica e patrulhamento diurno e noturno nas áreas comerciais do perímetro urbano de Itapeva. A intenção da reunião é ampliar os trabalhos conjuntos da polícia na prevenção e resolução de assaltos em estabelecimentos comerciais de Itapeva, atendendo pedidos de empresários da cidade feitos à Associação Comercial e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Na reunião, também foram abordadas medidas conjuntas com Diretoria da Região Administrativa de Itapeva, representada pela diretora regional Cecé Cardoso, para que sejam atendidos os pedidos de concursos e designação de médicos legistas e auxiliares técnicos para integrar os quadros vagos do IML de Itapeva.

O prefeito destacou a iniciativa: "A primeira ação para solucionar o problema da falta de profissionais concursados do IML em Itapeva é o diálogo com todos os envolvidos na demanda e interlocução com os representantes do Governo do Estado. A presença da Diretoria da Região Administrativa e Condersul na reunião do Conseg são de grande valia para esse propósito ser alcançado".

“Esse não é um trabalho isolado do Poder Executivo do Estado e governo de Itapeva. A presença de um prefeito municipal pela primeira vez no Conseg, justamente para tratar de assuntos relacionados ao IML é de grande importância para sinalizar um trabalho conjunto entre as forças de segurança, o Poder Executivo e a sociedade civil, inclusive Associação Comercial. Ações conjuntas entre todas as entidades e autoridades operando por um interesse de toda nossa sociedade. Agora, começamos a visualizar uma solução futura mais próxima para a situação do IML", comentou o presidente do Conseg de Itapeva, Maurício Coelho.

O prefeito Mário Tassinari, mais uma vez, agradeceu polícia e colocou a Prefeitura à disposição do trabalho de todas unidades de segurança: “Estamos com várias ações para melhorar a segurança de Itapeva e oferecer mais apoio para todos setores de segurança do município. A cidade está mudando para melhor, com os serviços básicos consolidados e crescimento da cidade sendo planejado para ser organizado atendendo todas demandas da nossa população, o que inclui os serviços de segurança pública do governo estadual em Itapeva”, afirmou o prefeito.