O SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapeva, por meio do Fundo Social, realizou o curso profissionalizante de Marchetaria (artesanato com madeira reciclável).
Ao todo participaram do curso 12 alunos, que puderam apreder com o professor Rodolfo Santiago, a confecção de artefatos utilitários e decorativos com madeira reciclável por meio da técnica da Marchetaria.
Além de explorar a criatividade e o trabalho manual, os alunos passaram a conhecer algumas técnicas mais utilizadas na decoração de peças em madeira, pois na arte da Marchetaria também é possível empregar madeiras incrustadas, embutidas ou aplicadas em peças de madeira, formando desenhos variados e verdadeiras obras de arte.
O prefeito Mario Tassinari e a primeira-dama Eliana Tassinari estiveram presentes durante uma das aulas e puderam conversar com os participantes, bem como apreciar as peças feitas por eles e conhecerem um pouco mais sobre a técnica. Além disso, ambos querem incentivar os participantes a empreenderem e comercializarem os seus trabalhos.
“Queremos agradecer ao SENAR, em nome do responsável Leandro Quevedo, pela parceria e por ter acreditado e investido gratuitamente em nossos talentosos munícipes. A ideia é oferecer à população cursos nas mais diferentes áreas de atuação constantemente. Além disso, é imprescindível que depois de profissionalizados eles possam dar continuidade, trabalhem e gerem renda para a sua subsistência por meio desse aprendizado. Para essas funções são usadas ferramentas manuais e automáticas no trato com a madeira. Desta forma, iremos estudar um meio para que essas pessoas abram a sua MEI e que a Prefeitura possa lhes proporcionar um local em que possam utilizar o maquinário necessário para a confecção de suas peças, pois queremos impulsioná-los neste início”, garantiram o prefeito e a primeira-dama.
Itapeva