População é informada sobre a síndrome mão-pé-boca (SMPB)

Saúde - Segunda-feira, 31 de Março de 2025


População é informada sobre a síndrome mão-pé-boca (SMPB)

SAÚDE – Prefeitura de Itapeva conscientiza a população sobre a síndrome mão-pé-boca (SMPB)

 

 

A Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria da Saúde informa e conscientiza a população sobre a síndrome mão-pé-boca (SMPB). Esta doença é uma infecção viral contagiosa que afeta, em sua maioria, crianças com menos de 5 anos. É provocada pelo enterovírus Coxsackie e se transmite de forma fecal-oral, ou seja, por meio do contato com pessoas, fezes, saliva, secreções, objetos ou alimentos contaminados.

 

Os principais sinais e sintomas incluem febre alta nos dias que precedem o aparecimento das lesões; surgimento de manchas vermelhas com vesículas brancocinzentadas na boca, amígdalas e faringe, que podem se transformar em ulcerações dolorosas, causando dificuldade para engolir e aumento da salivação; além de pequenas bolhas nas palmas das mãos e nos pés, que também podem surgir nas nádegas e áreas genitais; mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarreia.

 

O tratamento é voltado para aliviar os sintomas e envolve a ingestão aumentada de líquidos, repouso e uma dieta leve. As principais medidas de controle incluem o isolamento ou afastamento de pessoas sintomáticas até que os sintomas desapareçam, além de práticas rigorosas de higiene das mãos e do ambiente, especialmente em objetos que são compartilhados.

 

“Fique atento aos sinais! Se você notar sintomas, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa ou entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo número: 0800 090 0134”, destacou a Secretaria da Saúde.

 

 

#PraTodosVeremimagem gráfica de fundo azul descrevendo a síndrome mão-pé-boca, conceito da doença, sinais de sintomas, transmissão e tratamento.

 

 


 

Prefeitura Municipal


Itapeva