SAÚDE – Secretaria da Saúde de Itapeva emite alerta sobre o combate à tuberculose
A Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria da Saúde publicou, nesta quinta-feira (13), na página Oficial da Secretaria no Instagram: @saudeitapeva, um alerta sobre o combate à tuberculose no município.
Na publicação, foi ressaltado que o teste e o tratamento da doença estão disponíveis gratuitamente na rede pública de Saúde. A intensificação das ações de combate à tuberculose acontecem de 17 a 30/03, em todas as Unidades de Saúde de Itapeva.
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas e apesar de ser uma enfermidade antiga, a tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública.
No mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose. A doença é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais, no Brasil são notificados aproximadamente 80 mil casos novos e ocorrem cerca de 5,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.
Quais são os sintomas?
Tosse por 3 semanas ou mais; Febre vespertina; Sudorese noturna; Emagrecimento. O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse. Essa tosse pode ser seca ou produtiva (com catarro).
Caso a pessoa apresente sintomas de tuberculose, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para avaliação e realização de exames. Se o resultado for positivo para tuberculose, deve-se iniciar o tratamento o mais rápido possível e segui-lo até o final.
#PraTodosVeremPraTodosVerem– Imagem gráfica com informações sobre o combate à tuberculose no município, post com texto alternativo.
Itapeva