Secretaria Municipal de Saúde apresenta medidas de combate à dengue no município em coletiva de imprensa.

Saúde - Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2025


Secretaria Municipal de Saúde apresenta medidas de combate à dengue no município em coletiva de imprensa.

A Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou ontem, dia 11, em seu auditório, uma coletiva de imprensa para apresentar os dados referentes às ações de combate à dengue na cidade deste ano.

Estiveram presentes, a secretária municipal de Saúde Valéria Machado, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica Priscila Nicoletti e a coordenadora da Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses Juliana Carvalho.

Na ocasião, a secretaria demonstrou as medidas adotadas desde o início do ano no combate à doença, em especial sobre a capacitação realizada para 695 profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipes de apoio. Lembrando que as capacitações contaram com profissionais de todas as unidades de saúde, Santa Casa de Itapeva, Unimed, AME, UPA, inclusive com estagiários da FAIT e da Anhanguera.

Na coletiva, foram apresentados os dados mais recentes, que indicavam 334 notificações de dengue em Itapeva, com 14 casos confirmados por meio de sorologia.

A secretária Valéria Machado também disse que é de fundamental importância a hidratação oral dos pacientes na suspeita da dengue, sendo necessário consumir em média, de 5 a 8 litros de líquidos por dia para adultos, que varia conforme o peso.

Em relação às ações de controle de vetores, estão incluídas a nebulização e o tratamento focal, além de outras atividades para eliminação de criadouros do mosquito. Visando este objetivo, a secretária informou que estão previstas para o dia 17 de fevereiro, um trabalho em parceria com outras secretarias municipais.

Dando prosseguimento à coletiva, Valéria Machado anunciou que conforme a necessidade e o aumento dos casos, está previsto a instalação de uma unidade sentinela para atendimento de dengue, que será no antigo CS-1, a depender do número de casos em atendimento nas unidades básicas de saúde.

Já sobre a vacina contra a dengue, foi esclarecido que ainda não está disponível para nossa região, pois o Ministério da Saúde tem priorizado apenas a vacinação para Estados com maior incidência da doença e exclusivamente para adolescentes de 9 a 14 anos.

Ao final do encontro com profissionais da imprensa, destacou-se que é de suma importância a participação da população no combate ao foco transmissor do mosquito. Para isto, pediu que os munícipes aceitem a visita dos agentes comunitários em suas residências e mantenham os seus quintais e terrenos limpos de objetos que possam contar água parada.

Além disso, reuniões com imobiliárias e lideranças religiosas serão realizadas para discutir estratégias de combate e sensibilização à doença.

Ao final da coletiva, Valéria Machado destacou que as ações nos bairros serão intensificadas, pedindo principalmente o engajamento da comunidade para combater a dengue no município.

Prefeitura Municipal


Itapeva