OFICINA - PEI de Itapeva realiza capacitação pela inclusão das pessoas com deficiência
A Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Polo de Empregabilidade Inclusiva-PEI realizou, na última quarta-feira (01), no Teatro de Bolso Terezinha Silva, oficina interativa com o tema: "Como Combater o Capacitismo". A ação foi voltada para os bolsistas do Programa do Bolsa Auxílio Trabalho e teve como um dos objetivos a disseminação de informações para a garantia da inclusão social das pessoas com deficiência no município.
O Capacitismo é a discriminação e o preconceito social contra pessoas com alguma deficiência. O tema foi abordado pela palestrante, Josiane Martins Ferreira, que é técnica de Sensibilização do Polo de Empregabilidade Inclusiva de Itapeva e pela psicóloga, Manu Passos, que é especialista em inclusão social.
Na palestra foi explicado que em sociedades capacitistas a ausência de qualquer deficiência é visto como o normal e pessoas com alguma deficiência são entendidas como exceções. A deficiência é vista como algo a ser superado ou corrigido, se possível por intervenção médica. “Um exemplo de postura capacitista é dirigir-se ao acompanhante de uma pessoa com deficiência física em vez de dirigir-se diretamente à própria pessoa”, ressaltaram as palestrantes.
#PraTodosVerem- Seqência de imagens que mostram a oficina interativa com o tema: "Como Combater o Capacitismo". A ação foi voltada para os bolsistas do Programa do Bolsa Auxílio Trabalho e teve como um dos objetivos a disseminação de informações para a garantia da inclusão social das pessoas com deficiência no município. Post com texto alternativo.
Itapeva