AGOSTO DOURADO | A Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo neste mês de agosto, em alusão a Campanha Agosto Dourado, uma série de ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, com o objetivo de reforçar a iniciativa em prol do aumento das taxas de aleitamento materno, confome Agenda 2023 da Organização das Nações Unidas (ONU). A cor dourada foi estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera o leite materno um “alimento de ouro”. No Brasil, a Campanha Agosto Dourado é instituída pela Lei Federal nº 13.345 de 12 de abril de 2017.
Ainda de acordo com a OMS, a recomendação é que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os 6 meses de idade. E que, mesmo após a introdução dos alimentos sólidos, sigam sendo alimentados, até pelo menos, os 2 anos de idade. Além disso, a “hora de ouro” é a primeira hora da mãe com o recém-nascido. Com o intuito de possibilitar o contato da mãe com o bebê imediatamente após o parto, este momento foi idealizado para promover a continuação do vínculo que começou durante a gestação e ajudar o bebê na transição do útero para o ambiente externo.
O leite materno humano é muito mais que um alimento perfeito, é, provavelmente, o alimento mais específico e personalizado que a criança receberá em toda a vida, ressalta o Prefeito de Itapeva e médico, Dr. Mário Tassinari.
Itapeva