HIGIENE BUCAL - Casa do Adolescente promove palestra sobre importância da higiene bucal
A Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Saúde, promoveu no último dia 24, na Casa do Adolescente, palestra no dia 24 de Março, com o objetivo de conscientizar e orientar sobre a importância dos hábitos de higiene bucal.
A palestra abordou os hábitos saudáveis que devem ser adotados para uma melhor saúde bucal, como a correta higienização e as boas práticas em saúde para aqueles que sofrem de doenças que afetam os tecidos da boca, como a gengivite e a placa bacteriana.
Doutora Fairuz Lahould,destacou a importância do tratamento profissional aliado à boa higiene oral doméstica. Ela explicou aspectos da enfermidade e tirou dúvidas dos atendidos pelo SCFV da Casa do Adolescente e do BRINCRAS do bairro do Kantian. "A gengivite é um das doenças bucais que mais afetam brasileiros. Embora a enfermidade não tenha cura, os efeitos podem ser minimizados com o tratamento contínuo e os hábitos saudáveis mantidos cotidianamente pelo paciente", explicou a dentista.
Ainda segundo Doutora Fairuz, para ajudar na remoção da placa bacteriana, as pessoas devem ter cuidado diário ao escovar os dentes, usar o fio dental após a escovação, para limpar entre os dentes, e abaixo da linha da gengiva. "Bochechar como antisséptico é outro cuidado importante para aqueles que já estão em tratamento", disse.
Um dos temas abordados durante a palestra foi a importância do reconhecimento dos sintomas e da prevenção de doenças bucais, que se não tratadas corretamente, podem se transformar em infecções e possíveis perdas dentárias.
As mais comuns são a gengivite e a periodontite (inflamação da gengiva com osso), que têm como alguns dos sintomas iniciais a vermelhidão, inchaço e sangramento gengival, sobretudo durante a escovação ou durante a mastigação, dor e desconforto. "A forma mais eficiente de prevenção dessas doenças ainda é a higiene bucal adequada e a consulta rotineira com o dentista. Hábitos como não fumar e manter uma alimentação saudável rica em alimentos fibrosos como frutas e verduras também reduzem os riscos de doenças periodontais", complementou a dentista.
No final das orientações, todos receberão kits de saúde bucal.
#PraTodosVerem. Casa do Adolescente realiza palestra sobre higiene bucal.
Itapeva