Inauguração da nova sede do Bolsa Família e Cadastro Único

Assistência Social - Sexta-feira, 16 de Dezembro de 2022


Inauguração da nova sede do Bolsa Família e Cadastro Único

BOLSA FAMÍLIA E CADASTRO ÚNICO - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realiza a inauguração da nova sede do Bolsa Família e Cadastro Único

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou na manhã desta sexta-feira, dia 16 de dezembro, a inauguração da nova sede do Bolsa Família e Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Iniciada em 11 de julho de 2022 pela empresa RGM indústria e comércio, executada pelo valor de R$ 166.6630,16, a obra consistiu na revitalização e adequação do prédio afim de atender as necessidades do serviço do Cadastro Único e atender a acessibilidade para todos os públicos, sendo construídos rampa e banheiros acessíveis no primeiro pavimento. Também foram realizadas adequações na rede de energia e rede de lógica, pintura total do prédio, além da troca de todas as portas e janelas.

Este equipamento público é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. Nele, são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. Lembrando que se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, estaduais e municipais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família.

São programas federais(Tarifa Social de Energia Elétrica, Isenção de Concurso Público, BPC Idoso e Deficiente, ID Jovem, Carteirinha do Idoso); programas estaduais (Renda Cidadã, Ação Jovem, Programa Viva Leite); programas municipais (castração de animais e renda mínima).

Dentre os serviços, também têm a manutenção e operação dos sistemas do Cadastro Único, SIBEC (Sistema de Gestão de Benefícios ao Cidadão), Sistema Presença (Lançamento e Manutenção da Frequência Escolar dos Beneficiários) e SICON (Sistema de Condicionalidades).

Em seu discurso, o prefeito de Itapeva, Mario Sérgio Tassinari, parabenizou a equipe do Bolsa Família e Cadastro Único, por todos os esforços na assistência às famílias de baixa renda, para que recebam os benefícios sociais concedidos pelos governos federais, estaduais e municipais.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Lucinha Schreiner agradeceu o prefeito Mario Sérgio Tassinari, pelos recursos financeiros enviados à sua pasta, sendo que a nova sede do Bolsa Família possui toda a estrutura adequada para o atendimento aos munícipes em situação de vulnerabildade social.

Já Renata Santos, coordenadora do Cadastro Único e gestora de Programas Sociais se emocionou ao falar do trabalho realizado por todos os servidores municipais do Bolsa Família.

Graças à atual administração, a nova sede se encontra em prédio próprio.

Prefeitura Municipal


Itapeva