Fórum Materno-Infantil sobre hemorragia pós-parto

Saúde - Sexta-feira, 30 de Setembro de 2022


Fórum Materno-Infantil sobre hemorragia pós-parto

CAPACITAÇÃO | Servidoras municipais da Secretaria de Saúde participam de Fórum Materno-Infantil sobre hemorragia pós-parto

Na última segunda, dia 26, servidoras municipais da Secretaria de Saúde participaram do Fórum Materno-Infantil do DRS XVI - Sorocaba, cujo tema foi “Hemorragia pós-parto - HPP”.

Estiveram presentes: a diretora de Vigilância em Saúde, Márcia Cristina Rodrigues Barros Almeida, chefe de Divisão de Vigilância Epidemiológica Priscila Nicoletti Neves de Camargo, chefe de Monitoramento de Ações em Atenção Primária, Jamille Duran Matilde e a gerente Técnica da Unidade em Atenção a Saúde Materno-Infantil Sheila Raquel de Oliveira.

O fórum teve como objetivo discutir as ações em conjunto de forma intersetorial, lembrando que é preciso reconhecer os fatores de risco para HPP no pré-natal e durante a assistência ao parto, constituindo-se no primeiro passo para se evitar uma morte materna por HPP.

Entre as causas de morte materno, a hemorragia pós-parto pode implicar em 5% a 10% dos partos e requer a capacitação técnica constante e esforço coletivo da equipe hospitalar para redução da mortalidade materna, sendo de importância estabelecer ações intersetoriais, que garantam a qualidade do acesso à saúde a toda população.

A enfermeira Jaqueline Leite, Gestora do Centro Obstétrico e Pré-parto do Hospital Maternidade Interlagos - OSS Pirangui, apresentou uma aula sobre “Hemorragia Pós-parto e Transdisciplinaridade”. A profissional também fez demonstração de técnica desenvolvida para atendimento ao HPP pela equipe hospitalar e do uso de caixa de hemorragia pós-Parto.

Também marcaram presença no encontro, representantes de toda região da DRS - Sorocaba, do Grupo Estadual de Vigilância em Saúde de Itapeva, as articuladoras da Rede de Atenção Básica pertencentes à DRS XVI e da Maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva.

Prefeitura Municipal


Itapeva