Nova UBS do Pacova é entregue

Saúde - Quinta-feira, 12 de Maio de 2022


Nova UBS do Pacova é entregue

ENTREGA DA UNIDADE DE SAÚDE PACOVA | Na noite desta quarta-feira (11), a Prefeitura de Itapeva, por meio das Secretarias de Saúde e de Obras e Serviços, realizou a entrega da Unidade Básica de Saúde “Cristiane Nunes dos Santos”, no Bairro Pacova, Distrito Areia Branca do município de Itapeva, uma unidade de referência para 2.500 cidadãos distribuídos em 9 bairros adjacentes. Desde 2018, a UBS Pacova estava abrigada em prédio alugado e, neste ano, após um longa jornada de lutas dos moradores locais, passa a funcionar em prédio próprio, estruturado e equipe completa de assistência à saúde.

No local, foram construídas a recepção, sala de agentes comunitários de saúde (ACS), sala de arquivo, banheiros de funcionários e pacientes, copa/cozinha, sala do leite, sala de espera, almoxarifado, dispensário de medicamentos, pré e pós consulta, sala de vacina, sala de procedimentos, curativos, sala de enfermagem com lavado, nebulização, consultório odontológico com lavabo, compartimento para lixo contaminado e lixo comum e abrigo de gás.

A parte externa recebeu execução de calçadas em concreto e pintura, fechamento em gradil, muros e portões, plantio de grama e iluminação em LED. Foi realizada também a reurbanização da praça, contemplando iluminação em LED, plantio de grama, poda de árvores, caiação das guias e execução das calçadas. Tudo isso mediante a um valor de R$546.861,02 em recursos próprios da Prefeitura de Itapeva.

Fizeram o uso da palavra nesta cerimônia, as seguintes autoridades: a secretária de Saúde, Maria Christina Ribeiro Fonseca; a vice-prefeita, Dr. Elza Galvão; o vereador Júlio Athaíde; o secretário de Obras, Engº Wilhen Kuchta; o representante dos moradores do Pacova, Júnior; o secretário de Relações Institucionais, Luiz Fernando Tassinari; a vereadora Áurea Rosa, que pediu a todos que dessem as mãos para fazerem uma oração; e o prefeito de Itapeva, Mário Tassinari, que agradeceu a presença de todos e reafirmou seu compromisso de continuar investindo nos equipamentos e nos atendimentos em saúde pública na cidade.

SOBRE A HOMENAGEADA

Mediante Lei Municipal nº045/2019, foi instituído o nome deste equipamento de Unidade Básica de Saúde “Cristiane Nunes dos Santos”, moradora do Bairro Pacova, que trabalhou incansavelmente para conquistar direitos e desenvolvimento para a comunidade. Cristiane foi assessora parlamentar na Câmara Municipal de Itapeva e candidata a vereadora bem votada pelo bairro e era conhecida por seu carisma, simplicidade e serviços prestados ao próximo.

Cristiane Nunes dos Santos veio a falecer no dia 19 de abril de 2019, deixando saudade e o reconhecimento de sua família e amigos por seus bons préstimos em favor do município, em especial ao Bairro Pacova.

#PraTodosVerem sequência de fotografias da inauguração da Unidade Básica de Saúde Pacova.

Prefeitura Municipal


Itapeva